O projeto PELD RLaC tem se adaptado ao longo dos seus 20 anos de existência às transformações da sociedade e das ciências, às vezes frente às tendências mundiais, muitas delas transformadas por influência da própria UFRJ e outras universidades de excelência do Brasil. A diversidade de perfis de pesquisadores envolvidos na atual proposta, iniciada em 2016, já contemplou uma visão mais abrangente do problema da conservação em contexto social, considerando a necessidade de um entendimento de uma realidade complexa e plural. Dessa forma, a pesquisa no sítio PELD adquiriu também uma perspectiva social e política visando o conhecimento da biodiversidade, geodiversidade (contemplado no segundo edital de 2009) e sociodiversidade, e o desenvolvimento sócio-ambiental sustentável alinhados as Metas Nacionais da Biodiversidade – EPANB/Ministério do Meio Ambiente. Cabe destacar a participação dos pesquisadores do projeto em diversos conselhos regionais e estaduais, desenvolvendo o importante papel de promoção de políticas públicas, a criação de capital político fundamental à ampliação do número de áreas de preservação e, principalmente, a troca de saberes necessários à instrumentalização de lideranças locais e à luta pela conservação e sobrevivência dos modos de vida associados aos ambientes naturais.

Excursão com a participação da população - Parna de Jurubatiba. Foto: Rogério Peccioli.

Os ecossistemas acima descritos se apresentam na nossa cultura, sobretudo, como resultado de um processo de interpretação e produção social, sendo estes, determinantes dos tipos de relação estabelecidas com a Unidade de Conservação. Neste contexto, as questões científicas, além de serem úteis ao monitoramento e manejo, permitem o estabelecimento de novas relações com o entorno, num processo dialógico. Todos os resultados tiveram ampla visibilidade por parte de gestores, moradores e visitantes da UC, num contexto de compartilhamento de saberes sobre o ambiente, permitindo reinterpretações dos resultados obtidos e o melhor aprofundamento das interpretações da importância da conservação. Dentre as ações que a equipe do projeto se propôs a fazer neste sentido, destaca-se a participação no Conselho Consultivo do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, atuando junto a lideranças ambientais e autoridades dos municípios que cujos territórios integram o PNRJ. Por meio de nossa atuação no Conselho do PNRJ temos atuado também em Câmara Técnicas e Temáticas, como a de construção de trilhas interpretativas.

Entrevista projeto PELD 2017. Foto Rogério Peccioli.

Cabe destacar também as diversas ações desenvolvida pelos pesquisadores na promoção da Educação Ambiental (EA). Várias foram as ferramentas utilizadas para o desenvolvimento da EA que se aprimoraram com o tempo e a evolução das mídias impressas e digitais. Bons exemplos de como a divulgação científica e EA vêm sendo abordada pela equipe do PELD-RLaC são as oficinas de teatro e as oficinas de produção de vídeo. Todo os roteiros desenvolvidos usam conceitos pedagógicos de base freiriana com o objetivo de promover a emancipação dos sujeitos envolvidos e real participação na produção dos conteúdos. O estreitamento das relações com o Conselho do Parque da restinga de Jurubatiba também tem causado algumas mudanças no foco das pesquisas realizadas na tentativa de atender os municípios e à gestão do PNRJ. Como exemplo, temos o envolvimento de pesquisadores na produção de documentos que permitiram a criação de duas unidades de conservação no município de Carapebus, o que no futuro poderá viabilizar a criação de uma mosaico de UCs. Cabe também destacar também algumas oficinas produzidas no Quilombo Machadinha, assim como a Pesquisa de Eduarda R. Cailava Gomes, que visa resgatar conhecimentos tradicionais e fornecer subsídios para os moradores se organizarem em torno do projeto de criação de uma RESEX em áreas de restinga utilizadas pelos Quilombolas

Equipe NUPEM na Reserva Jurubatiba. Foto: João Barreto.-

Grupo Socioambiental

Rodrigo Lemes Martins Contato: rodr.lemes@gmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/9380597318217382